III COLÓQUIO LECTURI - A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vygotsky, Volochínov e Freinet

                                Um campo de trigo em uma tarde de verão - Marc Chagall, 1942.



APRESENTAÇÃO

A proposta do III Colóquio Lecturi: a vida na escrita e a escrita na vida - um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet, que será realizado nos dias 02, 03, 04 e 05 de dezembro de 2019, é resultado dos estudos, problematizações e experimentações que integram as atividades do grupo de pesquisa Lecturi ao longo dos anos de 2016, 2017 e 2018. O III Colóquio visa discutir uma aproximação entre os pensamentos teóricos dos autores Voloshinov e Vigotsky e a Pedagogia Freinet e suas contribuições para se repensar a apropriação da linguagem escrita, tendo como interseção três grandes áreas de fundamentos para a pedagogia: a psicologia, a filosofia da linguagem e a educação. Esse evento científico, com seu princípio extensionista, busca reunir professores universitários, estudantes da pós-graduação, da graduação e, principalmente, os professores da Educação Básica com a expectativa de discutir possibilidades de práticas pedagógicas situadas no contexto histórico e cultural da criança-aprendiz que de fato promovam a efetiva apropriação da língua escrita materna, minimizando um dos problemas mais sérios e recorrentes, a não alfabetização.
As edições anteriores deste evento demonstram o progressivo aprofundamento que o grupo de pesquisa tem feito nessa temática de aproximação entre os três teóricos citados para a terceira edição do evento. O I Colóquio Lecturi: Lugares das Linguagens no processo de humanização, priorizou o desenvolvimento humano pelas linguagens numa perspectiva vigotskyana. Já o II Colóquio Lecturi: o estudo da linguagem em Jakubinskij, Bakhtin e Volochinov aprofundou-se na temática da filosofia da linguagem com o objetivo de buscar caminhos e teóricos que embasassem possíveis propostas metodológicas de ensino da leitura e da escrita para crianças do Ensino fundamental I.
O III Colóquio Lecturi: a vida na escrita e a escrita na vida - um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet tem o propósito de discutir bases da filosofia da linguagem e a teoria da aprendizagem de Vigotsky como pilares para a aplicação da Pedagogia Freinet nas escolas atuais.

OBJETIVOS

Objetivo Geral:
Ampliar o debate e a reflexão sobre o conceito de linguagem na perspectiva de Vigotsky, Voloshínov e Freinet e analisar suas contribuições para o ensino da língua materna a partir de múltiplos lugares na educação de crianças.

Objetivos específicos:
  1. Contribuir para o processo de formação inicial e continuada de profissionais que trabalham na Educação Básica.
  2. Socializar conceitos a respeito dos autores Vigotsky, Voloshínov e Freinet para que construam diferentes práticas pedagógicas voltadas para uma apropriação da linguagem escrita numa perspectiva discursiva e emancipatória.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

NÚMERO DE VAGAS: 200

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 02 a 05 de dezembro de 2019.

LOCAL: Anfiteatro 5S - Campus Santa Mônica. Av. João Naves D’Ávila, 2121.

CARGA HORÁRIA: 40h.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação e pós-graduação, professores de Educação Básica e Superior e pesquisadores da área de Linguagem e interessados na promoção da efetiva apropriação da língua escrita materna.

CONTATO: grupolecturi@gmail.com
SOBRE A IMAGEM:  A imagem é de uma obra de Marc Chagall de 1942, intitulada: Um campo de trigo em uma tarde de verão, capturada no site:  https://www.wikiart.org/pt/marc-chagall/a-wheatfield-on-a-summers-afternoon-1942-0.
INSCRIÇÃO

A inscrição será realizada mediante preenchimento do formulário disponível em: https://sistemas.fau.org.br/participante//index.xhtml?idevento=563 e do pagamento da taxa. No final do preenchimento do formulário será gerado um boleto bancário com o valor correspondente à categoria indicada.


CATEGORIAS E VALORES DE INSCRIÇÃO

CATEGORIAS                                 VALORES
                              30/09/19           30/10/19             28/11/19

Estudante de
Graduação           R$40,00             R$ 50,00            R$ 60,00

Estudante de
pós-graduação     R$ 70,00            R$ 80,00           R$ 90,00

Professores da
Escola Básica e    R$ 100,00         R$ 110,00       R$ 120,00
Outros                          

Professores
Universitários      R$ 130,00         R$ 140,00          R$ 150,00

PAGAMENTO

O pagamento será via boleto bancário, produzido no ato da inscrição, com validade de cinco dias para efetuar pagamento. O comprovante do pagamento deverá ser apresentado juntamente com o documento comprobatório da categoria a que pertence, no ato do credenciamento no dia 02/12/2019.
Inscrições feitas no local e na data do evento terão um acréscimo de R$10,00, em seu valor correspondente à data 28/11/2019 e de acordo com a categoria do participante.
Observação: A inscrição e o pagamento são condições para a submissão de trabalhos.

III Colóquio Lecturi: a vida na escrita e a escrita na vida - um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet
Realização Grupo Lecturi – Universidade Federal de Uberlândia


02 de Dezembro de 2019

  • Conferência inaugural
A vida na palavra escrita: uma perspectiva voloshinoviana
Dr. Dagoberto Buim Arena – UNESP - Marília

  • Café Lecturi: vozes em diálogos
A criança e a apropriação da cultura escrita: uma
possibilidade de alfabetização discursiva
Dra. Marcia Martins de Oliveira Abreu - ESEBA – UFU
  • Mesa Redonda 
Freinet e Vigotsky: um encontro possível para ensinar às
crianças o texto escrito
Dra. Greice Ferreira da Silva – UEL
Ms. Ana Flávia Valente Teixeira Busacariolo – SME de Campinas e Escola
Curumim / Doutoranda Unicamp


Álbum

03 de Dezembro de 2019

  • Palestra-aula
Legado de Freinet: desafios e possibilidades
Dra. Marta Scarpato — Universidade Paulista - COGEAE - PUC/SP
 

Álbum




  • Café Lecturi: vozes em diálogos
A escrita de contos no ensino fundamental: um encontro entre
Freinet, Tolstói e Jolibert
Ms. Raquel Pereira Soares – SME de Uberlândia - MG /
Doutoranda UFU


Álbum


 
  • Palestra-aula
A prática do texto livre com crianças em processo de
apropriação com a linguagem escrita
Dra. Gláucia de Melo Ferreira – Escola Curumim / Campinas

Álbum



04 de Dezembro de 2019 

  • Conferência
Por uma pedagogia do trabalho, da cooperação e da autogestãoDra. Anne-Marie Milon Oliveira — professora aposentada UFF e UERJ
 
  • Debate
Dr. Dagoberto Buim Arena
Dra. Anne-Marie Milon Oliveira
Dra. Marta Scarpato 


Álbum








Comentários