III COLÓQUIO LECTURI - A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vygotsky, Volochínov e Freinet
Um campo de trigo em uma tarde de verão - Marc Chagall, 1942.
Objetivos específicos:
APRESENTAÇÃO
A proposta do III Colóquio Lecturi: a vida na
escrita e a escrita na vida - um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet,
que será realizado nos dias 02, 03, 04 e 05 de dezembro de 2019, é resultado
dos estudos, problematizações e experimentações que integram as atividades do
grupo de pesquisa Lecturi ao longo dos anos de 2016, 2017 e 2018. O III
Colóquio visa discutir uma aproximação entre os pensamentos teóricos dos
autores Voloshinov e Vigotsky e a Pedagogia Freinet e suas contribuições para
se repensar a apropriação da linguagem escrita, tendo como interseção três
grandes áreas de fundamentos para a pedagogia: a psicologia, a filosofia da
linguagem e a educação. Esse evento científico, com seu princípio
extensionista, busca reunir professores universitários, estudantes da
pós-graduação, da graduação e, principalmente, os professores da Educação
Básica com a expectativa de discutir possibilidades de práticas pedagógicas
situadas no contexto histórico e cultural da criança-aprendiz que de fato
promovam a efetiva apropriação da língua escrita materna, minimizando um dos
problemas mais sérios e recorrentes, a não alfabetização.
As edições anteriores deste evento demonstram o
progressivo aprofundamento que o grupo de pesquisa tem feito nessa temática de
aproximação entre os três teóricos citados para a terceira edição do evento. O
I Colóquio Lecturi: Lugares das Linguagens no processo de humanização,
priorizou o desenvolvimento humano pelas linguagens numa perspectiva
vigotskyana. Já o II Colóquio Lecturi: o estudo da linguagem em Jakubinskij,
Bakhtin e Volochinov aprofundou-se na temática da filosofia da linguagem com o
objetivo de buscar caminhos e teóricos que embasassem possíveis propostas
metodológicas de ensino da leitura e da escrita para crianças do Ensino
fundamental I.
O III Colóquio Lecturi: a vida na escrita e a
escrita na vida - um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet tem o
propósito de discutir bases da filosofia da linguagem e a teoria da
aprendizagem de Vigotsky como pilares para a aplicação da Pedagogia Freinet nas
escolas atuais.
OBJETIVOS
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Ampliar o debate e a reflexão sobre o
conceito de linguagem na perspectiva de Vigotsky, Voloshínov e Freinet e
analisar suas contribuições para o ensino da língua materna a partir de
múltiplos lugares na educação de crianças.
Objetivos específicos:
- Contribuir para o processo de formação inicial e continuada de profissionais que trabalham na Educação Básica.
- Socializar conceitos a respeito dos autores Vigotsky, Voloshínov e Freinet para que construam diferentes práticas pedagógicas voltadas para uma apropriação da linguagem escrita numa perspectiva discursiva e emancipatória.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
NÚMERO DE VAGAS: 200
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 02 a 05 de dezembro de 2019.
LOCAL: Anfiteatro 5S - Campus Santa Mônica. Av. João Naves D’Ávila, 2121.
CARGA HORÁRIA: 40h.
PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação e pós-graduação, professores de Educação Básica
e Superior e pesquisadores da área de Linguagem e interessados na promoção da
efetiva apropriação da língua escrita materna.
CONTATO: grupolecturi@gmail.com
SOBRE A IMAGEM: A imagem é de uma obra de Marc Chagall de 1942, intitulada: Um
campo de trigo em uma tarde de verão, capturada no site: https://www.wikiart.org/pt/marc-chagall/a-wheatfield-on-a-summers-afternoon-1942-0.
INSCRIÇÃO
A inscrição será realizada mediante preenchimento
do formulário disponível em: https://sistemas.fau.org.br/participante//index.xhtml?idevento=563
e do pagamento da taxa. No final do preenchimento do formulário será gerado um
boleto bancário com o valor correspondente à categoria indicada.
CATEGORIAS
E VALORES DE INSCRIÇÃO
CATEGORIAS
VALORES
30/09/19
30/10/19
28/11/19
Estudante
de
Graduação
R$40,00
R$ 50,00 R$
60,00
Estudante
de
pós-graduação
R$ 70,00 R$
80,00 R$ 90,00
Professores
da
Escola
Básica e R$
100,00 R$
110,00 R$ 120,00
Outros
Professores
Universitários
R$ 130,00 R$
140,00 R$ 150,00
PAGAMENTO
O pagamento será via boleto bancário, produzido no
ato da inscrição, com validade de cinco dias para efetuar pagamento. O
comprovante do pagamento deverá ser apresentado juntamente com o documento
comprobatório da categoria a que pertence, no ato do credenciamento no dia
02/12/2019.
Inscrições feitas no local e na data do evento
terão um acréscimo de R$10,00, em seu valor correspondente à data 28/11/2019 e
de acordo com a categoria do participante.
Observação: A inscrição e o pagamento são condições
para a submissão de trabalhos.
III
Colóquio Lecturi: a vida na escrita e a escrita na vida - um encontro entre
Vigotsky, Voloshínov e Freinet
Realização
Grupo Lecturi – Universidade Federal de Uberlândia
02 de
Dezembro de 2019
- Conferência inaugural
A vida na
palavra escrita: uma perspectiva voloshinoviana
Dr.
Dagoberto Buim Arena – UNESP - Marília
- Café Lecturi: vozes em diálogos
A criança
e a apropriação da cultura escrita: uma
possibilidade
de alfabetização discursiva
Dra.
Marcia Martins de Oliveira Abreu - ESEBA – UFU
- Mesa Redonda
crianças
o texto escrito
Dra.
Greice Ferreira da Silva – UEL
Ms. Ana
Flávia Valente Teixeira Busacariolo – SME de Campinas e Escola
Curumim /
Doutoranda Unicamp
03 de
Dezembro de 2019
- Palestra-aula
Legado de
Freinet: desafios e possibilidades
Dra. Marta Scarpato — Universidade Paulista - COGEAE - PUC/SP
Dra. Marta Scarpato — Universidade Paulista - COGEAE - PUC/SP
- Café Lecturi: vozes em diálogos
A escrita
de contos no ensino fundamental: um encontro entre
Freinet, Tolstói e Jolibert
Ms. Raquel Pereira Soares – SME de Uberlândia - MG /
Doutoranda UFU
Freinet, Tolstói e Jolibert
Ms. Raquel Pereira Soares – SME de Uberlândia - MG /
Doutoranda UFU
- Palestra-aula
A prática
do texto livre com crianças em processo de
apropriação com a linguagem escrita
Dra. Gláucia de Melo Ferreira – Escola Curumim / Campinas
apropriação com a linguagem escrita
Dra. Gláucia de Melo Ferreira – Escola Curumim / Campinas
04 de
Dezembro de 2019
- Conferência
Por uma
pedagogia do trabalho, da cooperação e da autogestãoDra. Anne-Marie Milon
Oliveira — professora aposentada UFF e UERJ
- Debate
Dr.
Dagoberto Buim Arena
Dra. Anne-Marie Milon Oliveira
Dra. Marta Scarpato
Dra. Anne-Marie Milon Oliveira
Dra. Marta Scarpato
Comentários
Postar um comentário